Last updated: 5/11/2025
Last updated: 5/11/2025
Há mais no YouTube do que apenas o vídeo, palavras-chave, título e miniatura. Muitos outros fatores podem fazer ou quebrar um vídeo no YouTube; a descrição do seu vídeo é um deles.
Neste guia completo sobre como criar uma ótima descrição para vídeos no YouTube, vamos ensinar especificamente;
Se alguma dessas opções parece ser o que você gostaria, este é o guia para você. Vamos começar.
Baixe agora: 5 Templates de Descrição de Vídeo no YouTube (que você pode usar sempre).
Uma descrição de vídeo no YouTube é uma seção de texto abaixo do seu vídeo que fornece informações sobre o conteúdo do vídeo. Ela ajuda os espectadores a entenderem sobre o que é o vídeo e o que esperar dele, inclui detalhes adicionais e melhora sua descobribilidade no YouTube através de palavras-chave e SEO.
Aqui está o que uma descrição típica de vídeo no YouTube pode incluir:
Existem 4 estágios que compõem uma ótima descrição no YouTube. A introdução, semi-introdução, escopo interno e CTA.
Este é o mesmo formato usado por muitos YouTubers em alguns de seus vídeos mais populares.
Dê uma olhada nessa descrição. Note como ela é curta, tem timestamps, links para outros recursos úteis e também promove um curso para o público interessado em aprender mais.
Para os YouTubers, o objetivo não é fazer com que o público assista ao seu vídeo uma vez, mas sim fazer com que eles assistam mais, interajam com seu outro conteúdo e, em seguida, se tornem um assinante casual. É isso que uma boa descrição no YouTube faz.
Além disso, uma boa descrição cria um equilíbrio entre atrair o público e melhorar sua descobribilidade na busca.
Isso pode fazer com que seu público assista ao seu vídeo, clique em outros vídeos relacionados, salte para uma seção específica do seu vídeo e também permite que o algoritmo do YouTube entenda sobre o que é seu vídeo e permita que o público encontre seu vídeo mais facilmente através da busca.
Portanto, encontrar um equilíbrio entre sua descrição focando no público e também enviando sinais para o algoritmo do YouTube sobre o que é seu vídeo é fundamental.
Agora, como você pode escrever uma boa descrição no YouTube em 4 etapas?
Como YouTubers com muitos vídeos, alguns se tornando virais e outros nem tanto, entendemos a importância de uma boa descrição no YouTube e os fatores a serem considerados ao escrever uma descrição no YouTube.
Aqui está uma abordagem de 4 etapas que desenvolvemos;
Esta é a parte inicial da sua descrição de vídeo e não há uma maneira universal de fazer isso. Aqui estão exemplos de YouTubers usando duas introduções diferentes em suas descrições.
Note como a primeira descrição da introdução começa com uma história, enquanto a segunda começa com uma pergunta. E curiosamente, ambos os vídeos estão classificando em primeiro lugar para suas respectivas palavras-chave.
Isso significa que como você escreve a introdução da sua descrição não é o que importa, mas sim o que você escreve. O tema comum sobre ambos os exemplos mencionados acima é que eles enfatizam a intenção do vídeo e também servem como ganchos.
O objetivo de uma introdução é prender as pessoas para ler mais e também passar uma mensagem para o algoritmo sobre o que é seu vídeo.
Novamente,
Note como o primeiro parágrafo da introdução não apenas entrou no contexto, mas também incluiu a mesma palavra-chave que aparece no título.
Da mesma forma, note o mesmo padrão no exemplo abaixo. A introdução começa com uma pergunta, mas a pergunta contém a mesma palavra-chave que o título.
Ambos os vídeos estão se saindo bem para suas respectivas palavras-chave. Portanto, a principal lição aqui é que ao escrever sua descrição de vídeo no YouTube, deixe sua palavra-chave aparecer no primeiro parágrafo.
Esta seção da descrição esclarece mais sobre o que seu vídeo é. É aqui que você adiciona os detalhes principais do seu vídeo, mas ainda está tentando prender seu público.
A ideia desta seção é incluir palavras-chave nela, mas não as mesmas palavras-chave que você incluiu na seção de introdução da sua descrição. Aqui está o que queremos dizer;
Existem palavras-chave e também palavras-chave LSI. Palavras-chave LSI são palavras-chave que são semelhantes à sua palavra-chave principal.
Essas palavras-chave LSI farão a maior parte da sua semi-introdução ao escrever sua descrição de vídeo no YouTube. Você pode usar uma ferramenta como o Tubebuddy para encontrar palavras-chave semelhantes às suas palavras-chave principais. A ferramenta vidIQ também é uma ótima escolha.
Se você está interessado em ideias de palavras-chave LSI ou palavras-chave de cauda longa do seu vídeo, pode usar o Podsqueeze topic finder.
Agora, vamos supor que você tenha suas palavras-chave LSI, o próximo passo é adicionar uma ou mais delas à sua semi-introdução. Mas então, você não quer exagerar nisso. Se apenas uma palavra-chave LSI for suficiente, fique com isso.
E se houver chances de adicionar mais palavras-chave LSI à sua semi-introdução, vá em frente e adicione-as.
O objetivo desta seção é adicionar mais nuances à sua introdução, fazer com que as pessoas se interessem em conferir seu vídeo e também, fazer com que o algoritmo tenha uma visão robusta do que é seu vídeo no YouTube.
Esta é a parte mais importante da sua descrição no YouTube. Não há uma abordagem única para isso, pois o conteúdo aqui dependerá exclusivamente do que você deseja que sua descrição alcance, mas há alguns temas a serem lembrados.
Primeiro, esta seção não precisa de palavras-chave, você só quer trazer o público para o ecossistema do seu conteúdo. O que queremos dizer com isso é que você quer que seu público confira mais do seu conteúdo.
Simplificando, você está recomendando outros conteúdos úteis ao seu público e podemos supor com segurança que esta seção também tem um impacto de SEO
Repurpose your podcast content with AI