Last updated: 7/4/2025
Last updated: 7/4/2025
Em 2024, 66,2% do mundo usa a internet; curiosamente, 5,04 bilhões (62,3%) são usuários de mídias sociais. Isso significa que, se você deseja expandir o alcance do seu programa em uma escala global, as mídias sociais não são uma opção, mas uma necessidade.
Mas, apenas ter uma conta em mídias sociais não significa que seu podcast irá crescer, você precisa de uma estratégia prática para usar as mídias sociais para seu programa e é isso que este guia aborda - como criar uma estratégia sólida de mídias sociais para seu podcast.
Vamos cobrir uma abordagem de 6 passos que você pode testar hoje e analisar para crescer e promover seu programa usando plataformas sociais.
Vamos começar.
Uma estratégia de mídias sociais para podcasts (ou apenas estratégia de mídias sociais para podcasts) é um passo detalhado e acionável que você deve realizar para crescer e promover seu programa usando plataformas sociais. Isso pode significar aumentar a visibilidade do seu programa, construir suas contas de mídias sociais ou outras ações destinadas a colocar seu podcast diante de ouvintes potenciais usando mídias sociais.
Uma estratégia de mídias sociais pode ajudar seu podcast a;
Com uma estratégia de mídias sociais em vigor (e executada de forma eficaz), você pode divulgar seu programa para públicos e ouvintes potenciais no exterior para crescer seu podcast.
Uma estratégia de mídias sociais pode fomentar a lealdade dos ouvintes por meio de interações e permitir que você se envolva com seu público em tempo real - criando uma comunidade em torno do seu programa.
Uma estratégia sólida de mídias sociais pode amplificar o alcance do seu podcast ao compartilhar conteúdo valioso e reaproveitar seus episódios em conteúdos como clipes curtos, audiogramas e imagens de citações - permitindo que você direcione tráfego para seus episódios de podcast.
Aqui estão 6 passos para criar uma estratégia sólida de mídias sociais para seu podcast;
Sempre há a tentação de mostrar seu podcast em todas as redes sociais que existem, mas, se você está fazendo um podcast solo, você acabará se esticando demais.
O primeiro passo para criar uma estratégia de mídias sociais para podcasts é encontrar as plataformas sociais nas quais se concentrar. Isso não deve ser um palpite ou instinto, você precisa pesquisar para descobrir quais plataformas funcionarão para você.
Aqui está uma pergunta que você pode responder;
Você provavelmente já sabe, mas se não conhece os principais podcasts em seu nicho, vá ao Google e pesquise “melhor podcast + nicho”. Em seguida, acesse cada plataforma social para descobrir suas atividades e o que estão fazendo.
Por exemplo, se o nicho do seu podcast é sobre “saúde”, um dos seus principais podcasts é o Huberman Lab e suas plataformas sociais mais ativas são YouTube, Instagram e X (anteriormente Twitter).
Responder a essa pergunta pode lhe dar insights sobre onde seu público está, para que você não crie conteúdo em plataformas onde eles não estão.
Encontrar as plataformas certas para compartilhar o conteúdo do seu podcast é importante, mas o que é mais importante é adaptar seu conteúdo para cada plataforma social. Por quê? Porque o conteúdo tem um desempenho diferente em cada plataforma social.
Por exemplo, enquanto clipes de podcast e audiogramas podem ter um bom desempenho em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok, clipes de podcast nem sempre são o formato ideal para plataformas como Twitter, LinkedIn e fóruns como Quora e Reddit.
Portanto, para construir uma estratégia de conteúdo de podcast, aqui estão três formatos de conteúdo de podcast que você pode planejar;
Estes são trechos cortados de seus longos episódios para formar vídeos curtos. Eles são os vídeos curtos e acionáveis que despertam o interesse das pessoas e as atraem para conferir o episódio completo.
Eles dão ao público distante nas plataformas sociais uma visão próxima do que seu episódio de podcast representa e atuam como teasers para atrair ouvintes. Para desenvolver uma estratégia de conteúdo de podcast eficaz, os clipes de podcast serão uma parte importante dela.
Adequado para;
Eles são formas de onda animadas para seu podcast adaptadas para podcasters apenas de áudio que desejam uma representação visual para seus episódios.
Audiogramas combinam seu episódio de áudio com uma imagem/fundo estático e legendas animadas para formar vídeos curtos para seu podcast de áudio.
Pense nos audiogramas como clipes de podcast, mas apenas para podcasters de áudio. Audiogramas são fantásticos para promover seus episódios, provocando o público com momentos intrigantes de seus episódios ou compartilhando insights valiosos do seu podcast.
Adequado para;
Elas combinam fundos com citações do seu episódio para formar imagens compartilháveis. Suas citações podem não necessariamente ter que ser filosóficas ou metafóricas, qualquer ponto-chave ou insights que você compartilhou durante sua gravação podem ser transformados em imagens de citação.
Você pode usar imagens de citação para destacar insights-chave do seu episódio, provocar curiosidade ou mostrar a essência do conteúdo do seu podcast.
Adequado para;
Você pode criar clipes de podcast e audiogramas usando ferramentas tradicionais de edição de vídeo como Premiere Pro e Final Cut Pro, e usar Canva ou Photoshop para criar imagens de citação. Alternativamente, você pode usar uma ferramenta de IA como Podsqueeze para gerar clipes de podcast, audiogramas e imagens de citação com apenas alguns cliques.
Esses três tipos de postagens—clipes de podcast, audiogramas e imagens de
Repurpose your podcast content with AI